45 idosos de Aparecida se formam em curso do Governo de Goiás

Parceria do prefeito Leandro Vilela com o governador Ronaldo Caiado trouxe ao município uma qualificação gratuita de informática para alunos 60+

A Prefeitura de Aparecida, através dos secretários João Pedro Almeida (Ciência e Tecnologia) e Mayara Mendanha (Assistência Social), prestigiou nesta quarta (11), em Goiânia, a formação de 45 idosos da cidade no curso de inclusão digital do programa Cidadão Tech 60+, executado pelo município em parceria com o Governo de Goiás.

O evento ocorreu no Centro Cultural Oscar Niemeyer e foi liderado pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, que coordena o programa Goiás Social. Ela foi cumprimentada por João Pedro e Mayara, representando o prefeito Leandro Vilela.

Os idosos aparecidenses integraram uma turma de quase 500 formandos, de 15 municípios goianos. Eles frequentaram em 2025 as aulas de um curso básico de informática que prepara pessoas com mais de 60 anos para gerenciar computadores e celulares, promovendo a inclusão delas no mundo digital.

As aulas foram ministradas por monitores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os alunos de Aparecida frequentaram o curso por três meses no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projeto Conviver, na Vila Brasília, graças a um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e Assistência Social.

O secretário João Pedro Almeida cumpriu a primeira-dama Gracinha Caiado em nome do prefeito Leandro Vilela – Foto: Divulgação/Governo de Goiás

O secretário João Pedro Almeida exaltou a parceria estabelecida entre o prefeito Leandro Vilela e o governador Ronaldo Caiado para trazer a Aparecida o programa Cidadão Tech 60+. Segundo ele, essa iniciativa ajuda pessoas idosas a se habituarem a rotinas simples no mundo digital, como acessar aplicativos de bancos e instituições governamentais, redes sociais e e-mail, e se protegerem de golpes virtuais.

“É uma ação de cidadania, que também dá aos idosos autonomia para eles solicitarem serviços on-line de instituições do poder público, como a Prefeitura de Aparecida. O município tem hoje mais de 220 serviços disponíveis virtualmente pelo programa Aparecida Digital, executado pelo prefeito Vilela”, disse João Pedro.

Na formação, João Pedro e Mayara também parabenizaram o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Netto, pelo compromisso para levar o curso a pessoas idosas de Aparecida de Goiânia.

Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Crédito: aparecida.go.gov.br

Compartilhamento